Domingo, 22 de Outubro de 2006

Quando fui à livraria da Porto Editora, há umas semanas, encontrei uma gramática nova, que é a primeira minimamente aceitável a integrar a nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário. Não comprei. Agora, encontra-se temporariamente esgotada, mas não quero perder a oportunidade para ajudar na sua divulgação, porque não é só uma gramática. Tem cultura, exercícios e, principalmente, textos. É um erro da gramática moderna (generativa, minimalista, o que for) esquecer o texto para estudar apenas os enunciados orais. É um erro ainda maior esquecer que a língua é um instrumento de cultura, e não só de comunicação.
Voltando à gramática, reproduzo o texto que a apresenta no sítio da Porto Editora.
Esta é, que saibamos, a única gramática que procura conciliar a gramática da vida e a vida da gramática. A GRAMÁTICA (PEDAGÓGICA E CULTURAL) DA LÍNGUA PORTUGUESA é uma obra organizada em três dimensões fundamentais, assim estruturadas:
- Num primeiro segmento, ensaia-se uma transferência da realidade do quotidiano (a “gramática” da vida), com as suas inquietações, as suas regras, a sua “sintaxe”, a sua espessura cultural..., desmontando analogias com o que sucede no plano da gramática da língua.
- Num segundo segmento, procede-se a uma abordagem sistematizada dos principais aspectos linguísticos relacionados com a problemática em causa (a vida da “gramática”). Neste segmento, está sempre presente a preocupação de respeitar, pedagogicamente, os Programas em vigor.
- Por fim, num terceiro sector, propõe-se uma breve "bateria" de exercícios, com a qual se pretende que cada estudante verifique se esta temática foi, no essencial, compreendida. As respostas podem ser contrastadas com as sugestões de resposta, avançadas no fim do livro.
Esta é, em síntese, uma obra que procura conjugar a “gramática da vida” com a “vida da gramática”, tentando ser uma gramática pedagógica e cultural, uma espécie de salva de prata que ofereça aos estudantes uma bússola ou um GPS, onde poderão ler as principais coordenadas para orientarem as suas vidas, na sua viagem por esse “Arquipélago do Tesouro”, que é o espaço e o temp(l)o da Língua Portuguesa.
Integra (criticamente) a Nova Terminologia e inclui mais de 500 exercícios com sugestões de resposta.

A gramática é da autoria de Álvaro Gomes.


Ricardo às 12:10 | referência | comentar

3 comentários:
De Maria a 24 de Outubro de 2006 às 16:57
Eu possuo a "Gramática Pedagógica e Cultural da Língua Portuguesa" e confirmo que a dimensão cultural proporciona uma visão integradora dos vários papéis/funções da Língua, dos quais a comunicação é apenas um. Sentimos, nesta Gramática, uma vivência apaixonada da Língua, um rasto humano a seguir e a expandir, porque, afinal, a Língua, indissociável de um ser vivo experienciador, torna-se, ela mesma, um organismo vivo (como disse o poeta, "O poema é um animal (...)").


De Soledade a 20 de Dezembro de 2006 às 02:39
Nada de novo ao dito acima, com que concordo: gostei muitíssimo desta gramática, embora tenha os alunos a trabalhar com a da Lisboa Editora que saiu primeiro e me parecde mais "consultável". Mas tem-me dado prazer consultar esta outra e venho retirando dela inspiração para um trabalho mais integrado sobre o ensino da gramática. E entretanto, curiosa, mandei vir as da Areal.


De maria a 28 de Dezembro de 2006 às 17:04
Soledad:
Eu não sou professora, se o fosse daria a descobrir esta Gramática aos alunos, porque eles sabem apreciar o que é bom e bonito, ainda que não muito fácil.
Tive uma professora, na Universidade, que dizia (e praticava!)que não se deve facilitar a vida aos alunos, mas levá-los a descobrir a beleza da superação das dificuldades. Ainda hoje lhe estou grata por isso.
Concordo, contudo, consigo sobre a utilidade de possuir e trabalhar várias Gramáticas. Só isso desenvolve o espírito crítico, que deveria ser fomentado também nos alunos.


Comentar artigo

RÁDIO
TSF — Rádio Notícias (emissão directo)
BBC Radio 4 (emissão directo)
BBC World Service (emissão directo)
BBC Radio 3 (emissão directo)
BBC Radio 5 Live (emissão directo)
LIGAÇÕES DE REFERÊNCIA
Informação Geral
BBC News
The Guardian
Público
Times
Diário de Notícias


Cultura
The TLS
BBC | Entertainment & Arts
The Guardian | Culture
Telegraph | Culture
New York Times | Arts
DN | Artes
Ípsilon
El Mundo | Cultura
El País | Cultura
Público | Culturas
Le Monde| Culture

LITERATURA
Bibliotecas
Biblioteca Nacional de Portugal (Porbase)
The British Library
Library of Congress
Bibliothèque nationale de France (Opale)
Biblioteca Nacional de España
National Library of Scotland
Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (SIBUL)
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
University of Cambridge Library (Newton)
Oxford University Libraries (SOLO)
Harvard Libraries (HOLLIS)


Editoras
Cambridge University Press: Catálogo de Literatura; Catálogo de Estudos Clássicos
Oxford University Press: Catálogo de Literatura; Catálogo de Estudos Clássicos; More than Words (Oxford World’s Classics)
Routledge: Catálogo de Literatura; Catálogo de Estudos Clássicos
Penguin Books


Revista CLASSICA — Boletim de Pedagogia e Cultura

LÍNGUA PORTUGUESA
Vírgulas
Sujeito e Predicado

Vocativo

Oração Causal

Oração Concessiva

Oração Condicional

Oração Conformativa

Oração Final

Oração Proporcional

Oração Temporal


Uso do apóstrofo


Vocabulário estudado
à
Alcaida
contracto
contrato
de
de mais
demais
grama
majestoso
para
presidenta
sedear
sediar
se não
senão
seriação


Livro de Estilo

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1945)
Código de Redacção Interinstitucional
Dicionário da Língua Portuguesa (Priberam)
Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora)
LX Conjugator (conjugação verbal)
MorDeb
Corpus do Português Europeu
Corpus do Português
Corpus Lexicográfico do Português
CETEMPúblico
Corpus Rede de Difusão Internacional do Português
Transliteração do Alfabeto Grego
Associação de Informação Terminológica
Acordo Ortográfico de 1990
Norma Portuguesa de Metrologia

APONTADORES
Bandeira ao Vento
Blogtailors: o blog da edição
Cadê o Revisor?
Detective Cantor
Lóbi do Chá
Memento…
Pesporrente
Português em Dia
Rascunho.net
Relógio D'Água Editores
A Senhora Sócrates
O Vermelho e o Negro
ARTIGOS RECENTES

PÚBLICO Menos

Novo PÚBLICO

Acordo na Faculdade de Le...

Acordo Ortográfico no CCB

Onde o latim acaba e o in...

Balanço de um colóquio

Diogo Infante deixa o D. ...

Memória curta

Também quero o subsídio e...

Governo de salvação nacio...

Quando os escritores não ...

Golpe de estado militar

TOMBO

Março 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

FICHA TÉCNICA
Blogue de Ricardo Nobre.


SUBSCREVER FEEDS