Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009

Notícia da Lusa, citada pelo Público:

A Associação de Professores de Português (APP) pede decisões “claras e definitivas” sobre a implementação do Acordo Ortográfico no ensino, defendendo a entrada em vigor da nova ortografia em simultâneo com o novo programa de Língua Portuguesa.

(…) O ministro da Cultura anunciou este mês que o Acordo Ortográfico deverá entrar em vigor ainda durante o primeiro semestre de 2009. Relativamente ao sistema de ensino, o semanário Sol adiantou que a sua aplicação deverá arrancar no próximo a título experimental num conjunto de escolas.

Segundo a APP, tudo o que tem vindo a saber-se sobre a implementação da nova ortografia é “sempre excessivamente vago”, lamentando, por outro lado, que a associação não tenha sido ouvida sobre esta questão: “Nunca nos pediram a nossa opinião sobre a melhor forma de implementar [o Acordo Ortográfico]. Isso poderia facilitar decisões mais consensuais”.

(…) “Parece-nos muito mais razoável que a nova ortografia entre em vigor quando haja mudança do programa. Tanto quanto sabemos, o Ministério quer introduzir o novo programa em 2010/2011, mas publicamente nunca assumiu nem se comprometeu com essa data”, lamentou o responsável [Paulo Feytor Pinto, da APP].

A associação concorda com a realização de uma experiência piloto num conjunto de estabelecimentos de ensino, já que “nenhum professor português tem a experiência com os seus alunos de mudança de ortografia”. “Ninguém em Portugal pode dizer como é que se faz”, lembrou.

(…)

 

Editores e livreiros "expectantes" e "disponíveis" para cooperar

A nova direcção da APEL está “expectante” relativamente ao Acordo Ortográfico e “disponível” (…) para “colaborar e cooperar” quando “for chamada para tal”, disse à [Lusa] o presidente da associação, Rui Beja.

(…) “A posição da APEL foi dada a conhecer em tempo oportuno por Baptista Lopes [o anterior presidente] e eu tive a oportunidade, na audição parlamentar que houve sobre o tema, de tomar uma posição bastante contrária à aprovação do Acordo nos termos em que estava a ser feita e acabou por ser feita”, disse.

(…) “A situação agora é esta: temos um Acordo ratificado e promulgado, um Acordo para pôr em prática, e a APEL está disponível para colaborar, para cooperar e para dar a sua opinião quando for chamada para tal.” (…)

“Aquilo que vem nos jornais, na comunicação social, é manifestamente insuficiente para sabermos o que está na intenção das entidades oficiais quanto à aplicação do Acordo”, justifica Rui Beja. (…)

Por exemplo, questiona o presidente da APEL, “que se passará em relação ao ensino? Quando é e como é que vai ser feita a introdução do Acordo Ortográfico? Que se passará nesse âmbito com os livros escolares? Que se passa com o Vocabulário técnico-científico, instrumento fundamental para que o Acordo possa funcionar com suporte nessa área, uma vez que há diferenças de terminologia que excedem a ortografia?”.

Acresce a estas a questão dos apoios às transformações que inevitavelmente terão de ocorrer, e em não pequena monta “É o Fundo para a Língua Portuguesa que vai ser utilizado para apoiar? E para apoiar o quê, e quem, e como?”, pergunta Beja.

O responsável máximo da APEL confia em que todas estas questões serão a seu tempo “esclarecidas”. “Para saber as linhas com que temos de nos coser”, observa.

Preocupa igualmente Beja um conjunto de questões relacionadas com as bibliotecas escolares, as bibliotecas municipais, os livros adoptados e os livros incluídos na categoria de obras aconselhadas para leitura dos mais novos. Sobre esta matéria sintetiza a sua preocupação numa pergunta: “Que ortografia haverá nesses livros quando, nas bibliotecas, a ortografia é anterior ao Acordo?”. (…)



publicado por Ricardo Nobre às 13:28 | referência | comentar

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