Terça-feira, 7 de Outubro de 2008

Decorre o Plano Nacional de Leitura (Ler +), promovido por diversas entidades públicas ligadas à educação e cultura, nomeadamente pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. O PNL “[t]em como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.” Claro que as acções que são levadas a cabo não se podem limitar à escola e às bibliotecas públicas. Há muitos meios de promover a leitura e a “aculturação” dos portugueses. Há que contar com organizações que nada tenham que ver com educação e cultura para ajudar nessa tarefa que em nada pode ser simples.

Como se sabe, uma mais-valia importante e válida dos transportes públicos é o facto de permitirem que o tempo de viagem seja tempo útil de leitura (e não de preocupações com o trânsito). A divulgação de jornais gratuitos que são distribuídos à porta das estações do metro e do comboio prova-o. Nesse aspecto, os jornais gratuitos são uma mais-valia per se, num mundo de gente letrada que gosta de passar tempo a ler (para se manter informada ou para se distrair, mas sempre para treinar a leitura e desenvolver capacidades interpretativas de um texto escrito).

Acontece que este tempo que as pessoas não perdiam nos transportes públicos — porque era tempo útil de leitura — acaba de se tornar tempo de martírio e tortura para quem gosta de ler, para quem quer ler — ou para quem sabe ler. A Fertagus começou há menos de uma semana a transmitir nos seus comboios a emissão em directo da RFM. Nada contra a RFM, que me parece ser a rádio que a faixa etária em que me incluo mais aprecia — apenas contra o tempo de leitura que a Fertagus e a rádio fazem perder. A Fertagus, ao prescindir da música clássica ou do silêncio das carruagens dos seus comboios, vai contra a corrente iniciada pelo Plano Nacional de Leitura. Atenta contra o sossego de quem aprecia a leitura e a cultura — ou até de quem apenas pretende fazer uma viagem em sossego e a apreciar a vista do Tejo. Claro que a empresa de transportes olha para os lucros que a publicidade da RFM lhe garante: mas o preço a pagar na mutilação cultural do país vai ser muito mais caro do que o preço do passe.

 

PS: Este artigo é o desenvolvimento contextualizado de uma reclamação enviada à Fertagus, empresa do grupo Barraqueiro, concessionária do transporte ferroviário na Ponte 25 de Abril.



publicado por Ricardo Nobre às 22:02 | referência | comentar

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