Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008

Tenho vindo a ser criticado por nunca me referir de modo positivo aos professores. Para mim são sempre uma cambada de gente que não sabe nada (e que conseguiu passar nos buracos do sistema) que está a impedir os outros de aprender. Não é verdade: há professores muitíssimo bons, muito competentes e cultos. Há professores com o dom da palavra que sabem cativar mesmo quando o que têm para ensinar é maçador e desinteressante para crianças até aos 17 anos (mas aí entraria no problema sem fim dos programas e currículos escolares).

Uma bela maneira de distinguir os profissionais da educação é a criação de escalões já em vigor. O ministério fez bem em ter criado o estatuto de professor titular. Fez mal em não dar resposta ao outro lado do problema. Incompetentes que estão há anos a fingir que ensinam continuam no sistema, e jovens recém-formados, apesar das suas excelentes notas, não conseguirão ser integrados no sistema por este se encontrar saturado.

Por estes motivos, defendo que a avaliação dos professores é necessária e prioritária. Todos os agentes da comunidade escolar devem participar (pais incluídos), mas a cada um seja dado o devido relevo. Todos os professores do básico e secundário deveriam ser incentivados a tirar anos de sabática para renovar conhecimentos, deviam ser obrigados a apresentar provas das suas capacidades. A avaliação dos professores não pode ficar dentro da escola: tem de haver provas de X em X anos para acertar agulhas. Só com a saída de uns é que outros poderão entrar e renovar o sistema.

Entendo, por isso, que uma Ordem dos Professores é fundamental. A Educação não pode estar entregue apenas ao ministério e àquele senhor de bigode e de camisa vermelha aos quadrados que diz que é do sindicato dos professores e que poucas aulas deve dar. A Educação em Portugal só pode ser alguma coisa quando a carreira docente tiver estabilidade profissional e solidez científica. Até lá, ofereçam Magalhães que as crianças nunca saberão quem foi o outro Magalhães...

 

Ligação: De Rerum Natura.



publicado por Ricardo Nobre às 07:32 | referência | comentar

3 comentários:
De André a 5 de Setembro de 2008 às 13:43
Ora nem mais. O problema é que sempre que se tenta fazer alguma coisa para acabar com alguns criminosos (não lhes posso dar outro nome) que andam a despejar a sua ignorância sobre os alunos pelas salas de aula do país, cai o Carmo e a Trindade, como quando se decidiu fazer o tal exame de acesso à carreira, lógico e normal em todo o lado menos aqui.


De S.V. a 6 de Setembro de 2008 às 11:55
Estava a ver que não, eh. Infelizmente não vejo solução à vista porque a prova de acesso apenas se destina aos mais novos; os que já lá estão vão continuar, por piores que sejam. De que me adianta passar no exame, se continua a nao haver vaga para mim?


De Ricardo Nobre a 6 de Setembro de 2008 às 22:03
Por isso mesmo defendo: exames para todos! Saem os que têm piores notas. Não precisam ser expulsos, podem simplesmente inscrever-se nas Novas Oportunidades dos Professores Incompetentes. Assim, o quadro renova-se em termos científicos: para que quando a TLEBS entrar em vigor as críticas sejam científicas e não a desdenhar o nome que as coisas têm.
Além disso, os anos de sabática criaria milhares de vagas para os "novos talentos" desperdiçados nessas caixas de supermercado.


Comentar artigo

RÁDIO
TSF — Rádio Notícias (emissão directo)
BBC Radio 4 (emissão directo)
BBC World Service (emissão directo)
BBC Radio 3 (emissão directo)
BBC Radio 5 Live (emissão directo)
LIGAÇÕES DE REFERÊNCIA
Informação Geral
BBC News
The Guardian
Público
Times
Diário de Notícias


Cultura
The TLS
BBC | Entertainment & Arts
The Guardian | Culture
Telegraph | Culture
New York Times | Arts
DN | Artes
Ípsilon
El Mundo | Cultura
El País | Cultura
Público | Culturas
Le Monde| Culture

LITERATURA
Bibliotecas
Biblioteca Nacional de Portugal (Porbase)
The British Library
Library of Congress
Bibliothèque nationale de France (Opale)
Biblioteca Nacional de España
National Library of Scotland
Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (SIBUL)
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
University of Cambridge Library (Newton)
Oxford University Libraries (SOLO)
Harvard Libraries (HOLLIS)


Editoras
Cambridge University Press: Catálogo de Literatura; Catálogo de Estudos Clássicos
Oxford University Press: Catálogo de Literatura; Catálogo de Estudos Clássicos; More than Words (Oxford World’s Classics)
Routledge: Catálogo de Literatura; Catálogo de Estudos Clássicos
Penguin Books


Revista CLASSICA — Boletim de Pedagogia e Cultura

LÍNGUA PORTUGUESA
Vírgulas
Sujeito e Predicado

Vocativo

Oração Causal

Oração Concessiva

Oração Condicional

Oração Conformativa

Oração Final

Oração Proporcional

Oração Temporal


Uso do apóstrofo


Vocabulário estudado
à
Alcaida
contracto
contrato
de
de mais
demais
grama
majestoso
para
presidenta
sedear
sediar
se não
senão
seriação


Livro de Estilo

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1945)
Código de Redacção Interinstitucional
Dicionário da Língua Portuguesa (Priberam)
Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora)
LX Conjugator (conjugação verbal)
MorDeb
Corpus do Português Europeu
Corpus do Português
Corpus Lexicográfico do Português
CETEMPúblico
Corpus Rede de Difusão Internacional do Português
Transliteração do Alfabeto Grego
Associação de Informação Terminológica
Acordo Ortográfico de 1990
Norma Portuguesa de Metrologia

APONTADORES
Bandeira ao Vento
Blogtailors: o blog da edição
Cadê o Revisor?
Detective Cantor
Lóbi do Chá
Memento…
Pesporrente
Português em Dia
Rascunho.net
Relógio D'Água Editores
A Senhora Sócrates
O Vermelho e o Negro
ARTIGOS RECENTES

PÚBLICO Menos

Novo PÚBLICO

Acordo na Faculdade de Le...

Acordo Ortográfico no CCB

Onde o latim acaba e o in...

Balanço de um colóquio

Diogo Infante deixa o D. ...

Memória curta

Também quero o subsídio e...

Governo de salvação nacio...

Quando os escritores não ...

Golpe de estado militar

TOMBO

Março 2012

Fevereiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

SUBSCREVER FEEDS